Infelizmente, nossos aumigos de quatro patinhas não conseguem dizer o que estão sentindo, aonde dói ou há quanto tempo esses sintomas apareceram. Por isso, é muito importante que todo pai, mãe ou tutor de dog conheçam muito bem o seu peludinho e consigam saber quando algo está errado em seu comportamento.
Abaixo, criamos uma lista com algumas das doenças mais comuns em cães e seus principais sintomas:
Otite
Ninguém suporta dor de ouvido, não é verdade? E com os doguíneos não é diferente. As otites são dores e inflamações nos ouvidos e podem ser classificadas de acordo com a intensidade e região da inflamação. São elas: externas, como as mais superficiais, médias ou internas, sendo a última as mais graves.
Essas inflamações podem ser causadas por fungos, vírus, bactérias ou ácaros. Os sintomas mais comuns das otites são:
- coceira excessiva do local acompanhado de choro;
- aumento da secreção auricular;
- balançar da cabeça constante.
A boa notícia é que a maior parte das otites são inflamações simples que podem ser resolvidas com uma visita ao veterinário e a medicação adequada.
Raiva canina
Apesar de a vacina contra a raiva ter praticamente erradicado a doença, a gravidade que ela representa impede que a deixemos de lado. Essa zoonose (doença transmissível para humanos) é quase sempre letal para os nossos aumigões e se caracteriza pelo excesso de salivação, inquietação, desobediência e comportamento agressivo.
Apesar de ter se tornado extremamente incomum devido à vacina, o vírus que causa a raiva ainda existe e é um dos mais letais para os nossos amigos de quatro patas e até mesmo para o ser humano. Por isso, não deixe de vacinar o seu dog e cuide bem da saúde dele e da sua!
Cinomose
A cinomose é considerada uma das doenças de cachorro mais graves, especialmente porque acomete filhotes antes de um mês de vida. Apesar de haver vacinação contra a cinomose, não existe um tratamento próprio para o vírus, apenas uma amenização dos seus sintomas. Esses sintomas são:
- apatia;
- perda de apetite;
- diarreia;
- vômito;
- febre;
- secreções oculares (remela em grande quantidade);
- secreções nasais (pus);
- convulsões.
Parvovirose
A parvovirose é uma dos doenças imunizadas com vacina polivalente nos dogs, mas, assim como a raiva, o vírus é tão comum e perigoso que precisa ser mencionado. Com uma taxa de letalidade que gira em torno dos 80%, essa doença é extremamente contagiosa e causa vômitos e diarreia com sangue constantes, levando o doguinho a um quadro de profunda desidratação. Ela ataca principalmente os filhotes e precisa de tratamento imediato com um veterinário.
Câncer
Assim como nos humanos, infelizmente o câncer só costuma apresentar sintomas quando entra em estados mais avançados. O câncer e os tumores nos pets também podem se manifestar em diversas regiões e órgão do corpo do animal e, apesar de ainda não haver uma cura definitiva, os tratamentos atuais estão muito mais bem desenvolvidos. Outra similaridade entre o câncer canino e o humano é que ele aparece com mais frequência em cães idosos, apesar de esta não ser uma regra.
Alergias alimentares
As alergias alimentares são bastante comuns e imprevisíveis. Elas surgem quando o dog é alérgico a algum componente presente em sua ração ou alimentação ou então quando ele ingere um alimento naturalmente tóxico para cães (como chocolate ou uva).
Os sintomas mais comuns das alergias alimentares são a diarreia, vômito imediato após a refeição, apatia e fraqueza, queda de pelos e até irritações na pele. Por sorte, a solução é bem simples e basta realizar uma mudança na dieta do animal para que os sintomas desapareçam. Mas, caso eles persistam mesmo após a mudança, você precisa levá-lo a um veterinário.
Doenças periodontais
As doenças periodontais são aquelas que se originam na boca do animal e influenciam o seu organismo como um todo. Ao longo do tempo, a formação natural de placas bacterianas nos dentes do dog pode se solidificar e causar apodrecimento e queda dos dentes, além de desencadear uma série de outras doenças.
O meio mais eficaz e simples de evitar essas doenças é a escovação e, para isso, o ideal é que se acostume o doguinho a ter os seus dentes escovados desde filhote.
Doenças parasitárias
Pulgas, carrapatos, sarna, leishmaniose e toxoplasmose são exemplos de parasitas e doenças parasitárias que atingem os cães mais comumente.
Em geral, fique atento a coceiras excessivas e mordidas num mesmo local. As doenças parasitárias podem ser prevenidas e tratadas com medicação específica, que deve ser indicada por um profissional dependendo da idade, do porte e de outras condicionantes de cada dog.
A prevenção é sempre o melhor remédio
Por mais que pareça clichê, vale sempre aquela velha máxima: prevenir é melhor do que remediar. Aplicar todas as vacinas corretamente e levar o cachorro ao veterinário com frequência é um ato de amor e carinho aos nossos melhores aumigos.
Com os planos da DogPlan, esse cuidado fica ainda mais fácil. São vários os procedimentos cobertos, que vão desde as consultas com o veterinário e as vacinas até as cirurgias que por ventura o seu pet precise.
E o melhor é que a DogPlan tem planos com coberturas e valores diferentes, pensados para a necessidade de cada pet e tutor. Não é o máximo? Para entender mais sobre os planos, é só clicar aqui