Dói ver alguém que amamos passando por problemas de saúde, né? E com os nossos amigos de quatro patas é o mesmo sentimento, certo? Por isso, fazer o check-up do cãozinho é essencial para que ele tenha uma vida saudável, feliz e plena ao lado do tutor.
E falando sobre saúde, você sabe o que é Leishmaniose Canina? Ainda não? Vamos explicar! A Leishmaniose é uma doença parasitária que acomete animais e é transmitida por meio da picada de mosquito fêmea, que é popularmente conhecida como mosquito-palha, Cangalinha ou Birigui.
E ter conhecimento da doença vai ajudá-lo (a) a proteger o seu pet e a sua família. Por isso, no Blog da Dogplan de hoje você vai entender melhor o que é a Leishmaniose em cães, as causas, sintomas e tratamentos.
Vamos lá?
De fato, o que é Leishmaniose?
Leishmaniose Canina trata-se de uma zoonose, que pode ser transmitida de animais para seres humanos, ou vice-versa, atacando o sistema imunológico.
Infelizmente, ainda existe uma boa parte da população que acredita que o principal transmissor da doença é o cachorro. Mas é bom reforçar aqui que o maior vilão, nesse caso, é o mosquito!
E há dois tipos da doença:
- A Visceral: que pode causar sintomas graves em que os principais alvos desses parasitas são os cachorros;
- Cutânea: que é mais comum em seres humanos.
Mas como é a transmissão?
Como já falamos acima, a transmissão para animais e seres humanos ocorre por meio da picada de mosquito. Ao picar algum cachorro que esteja infectado pela doença, o inseto se contamina e a partir daí ele vira um hospedeiro do parasita, que sofre transformações e se multiplica.
Desta forma, ao picar um ser humano ou um cachorro, os mesmos passam a ser os novos hospedeiros do parasita. Porém, eles não conseguem transmitir a doença para outras pessoas ou animais, porque, reforçando mais uma vez, somente o mosquito é o agente transmissor da doença.
Principais sintomas de Leishmaniose em cahorros
Lesões na pele, perda de apetite, diarreia e vômitos estão entre os sintomas da doença. Mas, além desses, o pet pode apresentar:
- Crescimento exagerado das unhas;
- Queda de pelos e descamação da pele;
- Nódulos e caroços pelo corpo;
- Emagrecimento;
- Feridas na pele, nas orelhas e focinho que parecem nunca curar;
- Sangue nas fezes;
- Febre;
- Hemorragias nasais;
- Problemas de visão;
- Anemia;
- Insuficiência hepática (fígado) e renal;
- Perda dos movimentos das patas traseiras, dentre outros.
A doença tem cura?
A Leishmaniose é incurável, mas há tratamento clínico para que os sintomas possam ser reduzidos. Mas, mesmo com os procedimentos, que terão que ser feitos por toda a vida, o cachorro permanece infectado com o parasita, no entando, as chances de ter uma piora nos sintomas é bem menor.
Prevenção
Aqui no Brasil, há vacina para a doença, que só deve ser aplicada em cães que não estão com sintomas e também mediante teste para Leishmaniose Visceral.
Além da aplicação da vacina, para se prevenir da doença é preciso tomar alguns cuidados, como por exemplo, higienizar o ambiente em que o animal circula, limpar o quintal e (caso se tiver) e retirar entulhos regularmente, entre outras recomendações.
Outra forma de manter a saúde do seu bichinho em dia é contratar um plano de saúde para ele. Assim, você poderá realizar consultas e exames de rotina sempre que for necessário.
E a Dogplan é o plano de saúde completo para o seu amigo pet. Com os nossos planos, você tem uma cobertura completa de exames, vacinas, entre outros procedimentos.
Se você quer conhecer os nossos planos é só clicar aqui.
Aubraços para vocês!