1. Água para beber
Água, muita água e sempre fresca para o seu doguinho estar sempre hidratado. Para dar uma forcinha a mais pra ele, veja os truques:
- Espalhe potes pela casa, em diferentes lugares. Esta é uma forma de facilitar e lembrar o cachorrinho de beber mais água.
- Água fresca sempre e a toda hora. Sempre que puder, troque a água dos potes. Imagina ter que beber água quente em um dia de muito calor? Ninguém gosta – e os doguinhos também não.
- De vez em quando, coloque algumas pedrinhas de gelo. Vai ajudar a manter a água geladinha e, assim, atrair o cão para que ele se hidrate mais.
- Leve uma garrafinha ou potinho de água nos passeios. Com a caminhada e maior exposição às altas temperaturas do lado de fora, o seu filhote sentirá mais calor. Por isso, tenha sempre água em mãos para oferecer a ele.
2. Banho para refrescar, mas nada de gelado!
A solução mais famosa para refrescar humanos, é também uma ótima opção para seu cachorro no calor. Mas você precisa tomar cuidados. Confira as dicas para dar banho no dog nos dias mais quentes:
- Para o banho no cachorro durante o Verão, a água precisa estar fresca: nem gelada, nem quente. Ou seja, em uma temperatura agradável. Enquanto a água quente pode aumentar o calor, a água gelada pode causar um choque térmico. Por isso, opte pela água fresca, que proporciona alívio na medida certa.
- Outra dica para evitar o choque térmico é começar o banho molhando as patinhas e atrás das orelhas do seu filhote. Depois, espalhe a água pelo corpo com as mãos. Você vai refrescá-lo e ainda enchê-lo de amor, tem coisa melhor, papai e mamãe?
- Não exagere: banhos em excesso podem irritar ou ressecar a pele. A frequência ideal pode variar de acordo com a raça, características do pêlo e até mesmo da rotina do cachorro, por isso pergunte ao seu veterinário o que ele(a) recomenda. Sem entrar nas especificidades citadas, o padrão é 1 banho a cada 15 dias durante o Verão – tanto para quem tem pêlo curto ou longo. Mas sempre avalie se o cachorro realmente está sujo.
Sempre respeite os melhores horários para passeio
Nunca passeie entre 10h e 15h. Se precisar passear nestes horários, redobre os cuidados que citamos a seguir:
- Olhar atento à temperatura: qualquer dia que esteja com calor acima de 29ºC requer cuidado com o cachorro. A alta temperatura poderá causar cansaço e mal estar no seu filhote.
- Sempre dê preferência para locais sombreados, com muitas árvores e com grama – que não esquenta tão rápido.
- Será que o chão tá quente? Faça o teste você mesmo(a): coloque as costas das suas mãos no chão por 5 segundos ou enquanto for suportável. Se você não aguentar, seu cachorro também não vai e poderá queimar os coxins das patinhas.
- Se o chão está quente, procure por lugares cobertos ou com sombra constante. Aqui vale um alerta: mesmo em locais sombreados, o lugar pode ter pegado sol antes e o chão estar quente. Por isso, verifique sempre.
Praia, piscina ou rio?
Escolha o que estiver ao seu alcance para proporcionar frescor e muita diversão para o seu filhote. Confira as dicas para que a alegria seja aproveitada sem riscos:
- Segurança em primeiro lugar: NUNCA deixe seu filhote sozinho na água. Mesmo se for no raso. Habitue-o de forma gradativa a entrar na água com você. Sempre com sua supervisão o tempo todo. Se precisar, o uso de coletes de flutuação para cachorros são uma boa opção.
- Piscininha, amor…🎵 Sim, ela sempre é uma boa pedida! Se você tem piscina em casa, aproveite! Se não, você pode usar piscinas infantis ou uma bacia ou até um vaso de plantas grande que seja de um tamanho confortável para o seu dog. Há ainda as opções de piscinas próprias para cachorros. Sempre verifique as alturas das bordas e da água para seu filhote não correr risco de afogamento. Feito isso, prepare-se para muita diversão!
- Praia e cachorro, tudo a ver! Se na sua cidade tem praia que permite cachorro, usufrua. Esta é uma ótima opção para se divertir com seu melhor amigo. Para que o passeio na praia com o cachorro seja pura alegria, listamos para você os cuidados essenciais aqui e também demos dicas extras aqui.
- Para passeios em rios com cachorro, não tem segredo, os cuidados são os mesmos citados acima.
- Se o rolê é na natureza, é sempre bom frisar a máxima de quem ama o meio ambiente: não levar nada além de fotos e não deixar nada além de pegadas. Inclusive, olhos atentos ao instinto do seu aumigão, afinal, na praia ou nas cachoeiras, nós somos os visitantes que precisam respeitar os habitantes locais. Ou seja, nada de deixar o seu doguinho brincar com outros animais, principalmente no mar ou no rio. Ele pode se empolgar e não ser nada legal!
- Lembre-se: passeio é sempre com guia e coleira ou peitoral! Mesmo o cachorro já habituado a andar solto, se o ambiente for totalmente aberto – como uma praia -, o recomendável é manter o filhote na guia. Esse é o melhor jeito de você monitorá-lo e evitar imprevistos, por exemplo, do doguinho comer algo que estava no chão ou disparar ao ver um aumigo.
Outras dicas para refrescar seu cachorro no calor
As dicas são bem parecidas com as que você certamente já fez alguma vez para aliviar o seu próprio calor. Mas vamos lá, dicas extras para refrescar seu cachorro em dias quentes:
- Ventilador: caso você use um ventilador de teto, pode ser uma boa reforçar no chão, mais pertinho do seu filhote e do cantinho dele. Dependendo da quantidade de pêlo no corpo, o doguinho pode sentir mais calor do que você, papai e mamãe.
- Molhe as patinhas e atrás das orelhas do seu filhote: de vez em quando, molhe seu cachorro um pouquinho. Sempre com água fresca, combinado?
- Pegue leve nos exercícios em dias mais quentes: durante os passeios ou brincadeiras, faça pausas frequentes e ofereça água fresca para o aumigão.
- Preste atenção aos sinais de cansaço e desconforto: fique de olho se o seu filhote está ofegante, salivando muito, com dificuldades para respirar ou sem querer fazer nada. Estes sinais de forma mais leve, sinalizam que ele precisa de um descanso e hidratação. Já no caso dos mesmos sinais de forma mais intensa, leve imediatamente para uma clínica veterinária, enquanto você refresca ele com água nas patinhas, na nuca e atrás das orelhas.
- Cuidado redobrado se o seu filhote tiver o focinho curto: eles são chamados de cães braquicefálicos – como os aumigos das raças Pug, Bulldog e Shih-Tzu. Estas e outras raças de narizinho achatado não são aptos para nadar, além de serem mais suscetíveis a hipertermia e choque térmico.
E não se esqueça do básico…
Faça chuva ou faça sol, seja inverno ou verão, não se esqueça de manter as vacinas do seu cachorro em dia! Você sabia que os planos de saúde pet da DogPlan cobrem vacinas e até cirurgias?
UFA, deu até vontade de ir ali dar uma refrescada depois destas dicas, não é mesmo? Aproveite muito o Verão com seu melhor amigo! E se tiver algum segredinho especial para refrescar o cachorro nos dias mais quentes, deixe aqui nos comentários.